terça-feira, agosto 20, 2019

O vilarejo - Raphael Montes

Olá, minha gente linda! Como estão?

A iniciativa de dedicar uma semana inteira com resenhas de um único autor nacional deu tão certo que decidimos fazer novamente. Anteriormente, publicamos resenhas sobre obras da linda Thati Machado. Agora, faremos a semana especial Raphael Montes. 


Duas razões motivaram a escolha de Raphael Montes, a primeira, é que esse autor nunca é demais, não é mesmo? A segunda, como muitos aqui já sabem, a ideia de criar o Doces Sonhos Literários veio após a leitura do livro O vilarejo de Raphael Montes, em agosto de 2017, dois anos atrás. Então pensei: Como minha escrita mudou e também para comemorar dois anos de blog, por que não reformular esse texto e abrir a semana R.M com ele?


Então, com vocês, a resenha de O vilarejo. Espero que amem, assim como eu amei a leitura e não sintam medo, ou sintam só um pouquinho... risos.



Título: O Vilarejo
Autor: Raphael Montes
Editora: Suma das Letras
Páginas: 109
Nota no Skoob: 4.2
Gênero: Suspense/ Terror

O vilarejo é uma leitura muito fluída, daquelas para ler numa sentada só. No prefácio, Raphael nos conta como os livro, ou melhor, as anotações de uma senhora já falecida, os cadernos ilustrados de Elfrida, chegaram em suas mãos. O livro traz 7 contos, que representam Os Sete Reis do Inferno, cada um responsável por invocar um pecado capital nos seres humanos. Teremos então, Asmodeus (luxúria), Belzebu (gula), Mammon (ganância), Belphegor (preguiça), Satan (ira), Leviathan (inveja) e Lúcifer (soberba).


O Vilarejo foi uma leitura muito prazerosa, com desfechos muitas vezes inesperados e que me levaram a fazer uma reflexão. A escrita do Raphael é muito boa e consegui facilmente visualizar o que ele narra em seus contos. Quero chamar a atenção para o detalhe das manchas de sangue que aparecem impressas nas folhas do livro, brilhante sacada.


Alguns contos me tiraram muito da minha zona de conforto, não pelo sangue ou pelas mortes (isso já é de se esperar em um livro de terror), mas por algumas questões, que são bem difíceis de "digerir". 


O livro é muito bem escrito, os contos são bem rápidos e todos contam com uma ilustração referente à história contada.

Fiquei um bom tempo refletindo sobre como a maldade já é inerente ao ser humano e como um leve empurrão basta para que ela venha à tona em sua totalidade.

O desfecho do livro foi bastante engenhoso e surpreendente.




Avaliação:

❤️❤️❤️❤️❤️

O que ganhou meu coração?

Com certeza a escrita de Raphael Montes ganhou meu coração. Esse livro foi meu primeiro contato com o autor, em 2017 e após a leitura já embarquei em mais outras e, posso afirmar categoricamente que ele não me decepciona, pelo contrário, tornou-se meu autor nacional preferido. 

Voltando ao Vilarejo, o autor, assim como Stephen King, a quem ele é comparado, tem uma maneira de narrar que me leva para dentro da história. Eu consigo não só imaginar tudo o que é falado no livro, mas consigo sentir os cheiros, as emoções, tudo. 

Além disso, outro ponto forte de O Vilarejo foram as ilustrações, cada uma mais linda que a outra e que nos faz conectar ainda mais com a leitura. 

Se você ainda não leu nada do autor, O Vilarejo é um ótimo começo. Curto e extremamente interessante, o livro é uma excelente opção para quem quer um bom terror para sair da sua zona de conforto, não só para sentir medo, mas também para refletir. Reforço minha indicação! 



Espero que gostem! 

Sinopse: 

Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.


As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.

Doces Beijos, talvez nem tão doces assim depois dessa leitura  (risos). Nos vemos em breve com mais Raphael Montes.

Bianca Valente


2 comentários:

  1. Amei ler cada palavra!!! Me sinto lisongeada em ter o prazer de passar por aqui ,,, um cheiro. E obrigada! Já quero esse livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai amar, minha linda...E depois agarra o maridão kkkk

      Obrigada pela sua presença, eu que me sinto lisonjeada em ter você sempre aqui. Gratidão!!

      Um cheiro e um bjo enorme!!

      Excluir