terça-feira, julho 16, 2019

Poder Extra G – Thati Machado




Título: Poder Extra G
Autor: Thati Machado
Ano da publicação: 2016
Páginas: 240
Editora:Astral Cultural
Nota no Skoob: 4.3
Gênero: Chick-lit/Literatura Brasileira / Romance / Humor, Comédia




Olá pessoal! Hoje, Bianca Valente e eu, Isa Vieira trazemos para vocês uma resenha de uma leitura em conjunto. Poder Extra G, é nossa primeira leitura com uma protagonista gorda, com temas polêmicos e que precisam de representatividade nos dias de hoje.

Nina é uma mulher fora dos padrões de beleza, mas muito bem resolvida e que decide curtir suas férias na Argentina, após terminar um relacionamento com Marco, um "babaca" que nunca a assumiu de verdade e nem a aceitava por inteiro. Com algumas caraminholas na cabeça sobre sua aparência e seus sentimentos, ela voa para Buenos Aires para superar o fim do relacionamento com muito turismo, compras, boa comida, badalação e muita pegação.

Nina só não contava que conheceria o homem dos seus sonhos e que se apaixonaria por ele. Entre insegurança e medo pelos rumos inesperados de sua viagem, Nina se envolve com Nico, um perfeito cavalheiro, gato, dono do próprio negócio, mas também envolvido em dramas familiares. 

Nico não se relaciona bem com o pai porque ele abandonou a família por não aceitar Noah, seu irmão mais novo e transexual. Nina se vê apaixonada por um homem com pais divorciados e um irmão mais novo para acompanhar e apoiar, uma ex –namorada preconceituosa e para completar, Marco reaparece querendo reatar o namoro.

Como se não bastasse, mais um drama é adicionado à história: Nina descobre um segredo do passado e tem que lidar com as consequências dele. Para tirar a protagonista um pouco da loucura, Marcela, melhor amiga de Nina, também está em Buenos Aires e conhecemos outra face da vida dela: a amizade verdadeira.

Em meio a tanto drama mexicano, como só Nina é capaz de considerar, por ser fã das novelas do gênero, ela tem que lidar com os sentimentos de um novo amor, seu retorno ao Brasil e outros temas polêmicos que envolvem aceitação e representatividade.

Poder Extra G é recheado de empoderamento, mas também de sentimentos não tão nobres e que mostram o lado B de todo o ser humano com suas limitações, medos e inseguranças. Com um final pra lá de fofo, o livro é uma excelente pedida para aqueles que estão em busca de uma leitura leve, fluída, com dramas, mas também muito humor e romance.

Avaliação:

❤️❤️❤️❤️

 O que ganhou meu coração?

Opinião da Isa:Definitivamente o que ganhou meu coração é o poder que a protagonista tem de olhar o ser humano com mais amor e aceitação, se preocupando com o bem estar das pessoas e fazer com que elas se sintam bem em um mundo tão preconceituoso e cheio de falso moralismo. 

Minha nota foi 4 porque senti falta em alguns momentos de mais aprofundamento, ou seja, alguns acontecimentos, importantes para trama  (não vou comentar aqui para evitar spoilers) e que eu gostaria de saber mais sobre eles. Minha pontuação também foi pensada sobre a alternância nas narrativas, que em alguns momentos é contada por outros personagens e eu não consegui sentir a diferença entre eles que deveria existir na escrita.

Outro ponto importante a ressaltar é que apesar de ser uma história com assuntos polêmicos, Thati Machado consegue trazê-los à luz, com leveza e bom humor através de uma protagonista empoderada, forte, mas que também é gente como a gente, mostrando conflitos de sentimentos em alguns momentos da história. Leitura mais que recomendada e que cumpre o que promete: Romance, humor e sexo.

Opinião da Bia: Poder Extra G é um livro sobre aceitação, respeito e principalmente amor. Simples e de leitura rápida e fluída, o livro é totalmente empoderador, pois traz à tona a mulher gorda no papel principal, mas segura de si e de todas as suas curvas.

O que ganhou meu coração foi Noah, o crush de todas nós (risos)... Mesmo Nico sendo maravilhoso,
meu coração foi todinho de Noah, e fico muito feliz de saber que nos encontraremos em breve em Singular (livro da autora que fala sobre o personagem). Além disso, gostei muito de Marcela, a Rainha do pouco caso (nos vemos em breve também no terceiro livro da série sobre a melhor amiga de Nina). Engraçada, divertida e descompromissada. Porém amiga e acima de tudo, livre.

Um livro que aborda temas complexos e que precisam ser abordados, principalmente de forma leve
e natural. Thati Machado ganha meu coração com seu jeito doce, simpático e fofo, mais acima de tudo isso, lutando pelas minorias através de sua escrita. Girl Power!

Sinopse: Empoderamento define. É por isso e a partir daí que a história de Nina — e de Nico, de Marcela e de Noah — existe. Nina não é uma mulher de tipos. E não apenas por causa dos seus noventa e dois quilos. Nina tem atitude e amor-próprio. Talvez não nessa ordem, mas quem se importa? Ao namorar Marco, ela achava que estava subindo mais um degrau rumo ao topo de sua autoestima. É claro que alguns sinais lhe alertavam do contrário, só que o ego pode ser bastante ensurdecedor quando nos convém. Depois de se dar conta da farsa que era o seu relacionamento, Nina deixa sua vida em São Paulo e parte rumo a Buenos Aires, para um mês regado a argentinos sedutores e muito doce de leite. Ela só não esperava que o país dos hermanos pudesse lhe trazer muito mais do que uns quilinhos extras.

3 comentários:

  1. Parabéns Isa & Bia, amei ler esse show de palavras! Sozinha vocês já são maravilhosas, juntas então, são perfeitas! 👏👏❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que coisa mais linda minha amiga!!! Gratidão por suas palavras e por acompanhar a gnt. <3

      Excluir
    2. Rafa, você é maravilhosa e sempre muito carinhosa conosco! Gratidão sempre!

      Excluir