quarta-feira, outubro 25, 2017

Extraordinário - R. J. Palacio


Título: Extraordinário
Autor: R. J. Palacio
Editora: Intrísica
Páginas: 320
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela e uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade, até agora. Todo mundo sabe que e difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele e um menino igual a todos os outros.


R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade um impacto forte, comovente e, sem duvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.

Minha Opinião:

Com relação a Extraordinário começo dizendo que não é apenas um livro a ser lido é uma lição de vida a ser aprendida. É uma leitura rápida, fluída, mas não é fácil, pois fala sobre bullying e superação.
O livro nos conta a história de August Pullman, ou Auggie, que nasceu com uma deformidade no rosto, causada por uma síndrome muito rara. Ele viveu um longo tempo de sua vida sem frequentar escola, porque seus pais temiam por sua segurança, saúde e seu bem estar, porém chegada a hora de frequentar as aulas, ele se depara com obstáculos que são difíceis, até mesmo para ele, que está acostumado com preconceito por parte das outras pessoas com relação a sua aparência.

Na escola Auggie encontrará pessoas incríveis e outras nem tanto. Impressiona ver a força desse menino, sua estrutura familiar e a força que existe na amizade sincera entre as crianças.

A família de August é um dos pontos fortes do livro. Sua mãe é forte, doce, carinhosa, ela é parte da força de August. Seu pai é divertido, amigo, companheiro, ele ajuda a dar leveza a vida de August. Sua irmã Olivia ou Via,  vive a problemática de aceitação dos problemas de seu irmão, do amor que sente e quer protegê-lo, mas está passando pela adolescência e tem seus próprios conflitos para aprender a lidar.

Esse livro é maravilhoso pois é narrado na maioria das vezes por uma criança, August, mas a narrativa é intercalada com outros personagens do livro, como, Olivia a irmã, Jack o melhor amigo, Summer a melhor amiga. Foi uma forma de vermos as mesmas situações em diferentes pontos de vista.

Você vai amar e odiar alguns personagens, mas acima de tudo, vai desenvolver empatia por todos eles, até os que não merecem.

Esse livro é daqueles que vai te fazer amar, odiar e voltar a amar alguns personagens. Não existe personagem secundário mal aproveitado, todos eles são necessários para a história e digo mais, com uma exceção, todos eles são extraordinários.

Recomendo que todos os pais presenteiem seus filhos com esse livro, é uma grande ajuda no combate ao bullying e também uma grande lição de enfrentamento à ele.

Mal posso esperar pelo filme.

A prepara o lenço tá? Esse livro faz chorar, não uma, não duas, mas algumas vezes.

Avaliação:




♥♥♥♥



Leitura maravilhosa, personagens muito bem construídos, lições valiosas, quem gosta de marcar frases pode preparar os post its. 

O que ganhou meu coração?

Absolutamente tudo. A história em si é maravilhosa e espero que todas as crianças e adolescentes leiam esse livro, mudem sua forma de lidar com as diferenças, desenvolvam empatia e vamos fazer do mundo um lugar melhor.

Beijos pessoal!!! Até sábado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário