quarta-feira, janeiro 02, 2019

O Carteiro e o Poeta - Antonio Skármeta

“Tem que se saborear as palavras. A gente tem que deixar que elas desmanchem na boca.”

O Carteiro e o Poeta é poesia em prosa, verso e metáforas, do início ao fim.
Ganhei esse livro em um sorteio em um grupo de leilões e vendas de livros pelo Whatsapp e imediatamente já me apaixonei pela capa. Agora, mais apaixonada estou ao término da leitura. O livro conta a história de como nasceu a amizade entre Mario Jimenez e Pablo Neruda. Mario, filho de pescador e carteiro responsável pela entrega das correspondências de Neruda, em Ilha Negra, no Chile, refúgio do poeta. Uma amizade que se deu através das palavras com rimas e metáforas, mais por insistência de Mario que admirava a figura do escritor. Ao se apaixonar por uma garçonete por nome de Beatriz, Mario pede a Neruda que o ajude a conquistar sua amada.

A história mostra a jornada de Mario na conquista de Beatriz, ao mesmo tempo em que a amizade dele com Neruda se fortalece e a paixão pelas palavras também. Toda a história é “rodeada” pela transição política e social pela qual o Chile passava. Momentos do exílio de Neruda, intercalados com sua nomeação para embaixador na França e o desenrolar do amor entre Beatriz e Mario.

Com um texto rico em palavras e rimas, o livro tem diálogos bem humorados,  momentos de tensão, trechos sensuais e eróticos comum aos escritores latinos, sem ser vulgar, a evolução da amizade entre poeta e carteiro, o casamento de Mario e Beatriz, seu início como casal e as dificuldades do relacionamento com a sogra, a transição política no Chile em 1969, entre outros fatos intercalados com conversas deliciosamente cativantes, regionalismos e um bom romance que me deixaram com um sorriso no rosto durante toda a leitura.

Avaliação:

♥♥♥♥♥

O que ganhou meu coração?

Antonio Skármeta demorou 14 anos para escrever O Carteio e o Poeta, talvez preocupado com a responsabilidade de escrever um romance em que um dos protagonistas é ninguém menos que Pablo Neruda, prêmio Nobel de Literatura. Acredito eu, que esse tempo de maturação digamos assim, tenha deixado esse livro mais especial ainda. Skármeta escreveu com o coração e por mais que ele insista que há plágio, por conta do uso de expressões e trechos da poesia de Neruda, o livro tem uma história gostosa de acompanhar, fluída e mesmo diante de temas mais tensos, ainda assim consegue ser leve.
A amizade construída e admiração, ouso dizer mútua, entre os personagens de Mario e Neruda é um afago no coração de todos aqueles que acreditam no poder da amizade.

Para mim o ponto alto é a descoberta da paixão pelas palavras e o desenvolvimento de Mario, como poeta, mais até do que a descoberta do amor humano e tudo o que envolve esse sentimento.
Enfim, um livro pequeno, mas grande e rico em detalhes e poesia. Uma leitura que fez bem ao meu coração e mais do que recomendada.

Acompanhem através do Facebook as próximas resenhas.

Beijos no coração!
Isa Vieira

terça-feira, janeiro 01, 2019

Primeiro livro de 2019 por Isa Vieira



Uma pergunta por dia PARA MÃES
365 perguntas, 5 anos, 1.825 respostas
Diário para 5 anos

O livro-diário é uma publicação da Potter Style, que é uma marca do grupo editorial Crown Publishing especializada em livros de design, arte, moda, humor e estilo de vida. Diante do sucesso do livro-diário Uma pergunta por dia o selo publicou uma versão exclusiva para mães. Aqui no Brasil foi publicado pela editora Intrínseca.

A ideia é que o livro seja um diário para 5 anos, no qual mães, através de perguntas pré-elaboradas, registram não só os grandes momentos, mas também, sentimentos, emoções, desafios, pequenos momentos, alegrias e tristezas ligados à maternidade e ao dia-a-dia com seus filhos, servindo como uma lembrança para o futuro e também como aprendizado e autoconhecimento na jornada de ser mãe.

Opinião da Isa:

O livro-diário Uma pergunta por dia para mães é lindo. De capa dura com ilustrações lindas, prateado externamente nos cortes superior, dianteiro e interior. O formato é pequeno, do tamanho de um diário desses de princesas para crianças. Esse é um ponto negativo pra mim. O formato poderia ser do tamanho de um livro comum para que o espaço para escrever as lembranças e responder às perguntas fosse um pouco maior. Fora isso, o livro é lindo. O livro pode ser iniciado a qualquer momento do ano, no entanto eu decidi iniciar hoje (primeiro dia de 2019) como parte de um novo ciclo, inclusive como mãe.

Avaliação:

💖💖💖💖💖

Apesar de concluir o livro apenas ao fim de 5 anos, minha avaliação é positiva, porque a ideia do livro é fantástica e realmente é um livro inspirador e bonito de se ter em mãos.  

O que ganhou meu coração?


Como mãe enfrentamos diversos desafios, passamos por momentos de muita alegria e amor, erramos muitas vezes, mas o sentimento é sempre de querer acertar. A maternidade é uma jornada e tanto, nos torna pessoas melhores e realmente nos descobrimos capazes de qualquer coisa pelos nossos filhos, descobrimos um amor que nunca poderíamos imaginar que pudéssemos sentir ou existir. Mas nem sempre podemos refletir, memorizar e pensar sobre essa grande jornada todos os dias. O livro-diário Uma pergunta por dia para mães, nos dá essa oportunidade de parar todos os dias para pensar, refletir e guardar memórias importantes, de profundo aprendizado e autoconhecimento.
Apesar de ter começado hoje sei que será um grande livro pra mim e por isso, recomendo à todas as mamães!

Beijo no coração!
Isa Vieira