quinta-feira, agosto 03, 2017

Uma pequena apresentação

Me chamo Bianca, seja muito bem vindo ao nosso universo literário (sim nosso), onde irei apresentar os livros que estou lendo e fazer resenhas para que vocês possam curtir comigo uma das minhas maiores paixões, a leitura.

Meu sonho sempre foi ter um espaço onde eu pudesse falar de livros, séries e filmes, com quem também curte. 

Minha primeira escolha foi O Vilarejo de Raphael Montes e vou te contar o porquê. Estou participando de uma maratona literária, proposta por 11 canais de booktubers que acompanho. Vou deixar o link dos canais e das metas, que já estão nos vídeos selecionados no final da resenha.

O Vilarejo cumpre os desafios:
Um livro com menos de 200 páginas; Ler um livro de um gênero que você não está acostumada.




Título: O Vilarejo
Autor: Raphael Montes
Editora: Suma das Letras
Páginas: 109
Sinopse: Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.

As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.



Minha Opinião:


O vilarejo é uma leitura fácil, daquelas para ler numa sentada só. No prefácio, Raphael nos conta como os livro, ou melhor, as anotações de uma senhora já falecida,os cadernos ilustrados de Elfrida, chegam em suas mãos. O livro nos traz 7 contos, que representam Os Sete Reis do Inferno, cada um responsável por invocar um pecado capital nos seres humanos. Teremos então Asmodeus (luxúria), Belzebu (gula), Mammon (ganância), Belphegor (preguiça), Satan (ira), Leviathan (inveja) e Lúcifer (soberba).



Adorei os contos, foi uma leitura muito prazerosa, com desfechos muitas vezes inesperados e que me levaram a fazer uma reflexão. Achei a escrita do Raphael muito boa e consegui facilmente visualizar o que ele narrava em seus contos. Detalhe para as manchas de sangue que aparecem nas folhas do livro, brilhante sacada.

Alguns contos me tiraram muito da minha zona de conforto, não pelo sangue ou mortes (isso já é de se esperar de um livro de terror), mas por algumas questões que são bem difíceis de ler e imaginar. 
O livro é muito bem escrito, os contos são bem rápidos e todos contam com uma ilustração referente à história contada.
Fiquei um bom tempo refletindo sobre como a maldade já é inerente ao ser humano, basta um leve empurrão para que ela venha à tona em sua totalidade.
O desfecho do livro foi bastante engenhoso e surpreendente.


Avaliação:



💖💖💖💖💖




O que ganhou meu coração?



A escrita do Raphael é gostosa, me convenceu, adorei a forma como narra as cenas e descreve os personagens. Mal posso esperar para ler outros livros desse autor. Outro ponto forte foram as ilustrações, cada uma mais linda que a outra.




Link dos vídeos dos canais explicando sobre a maratona literária:





Agradecimentos:



Obrigada Isa Vieira por acreditar no meu sonho, revisar o texto, me ensinar os detalhes do layout, por me fazer acreditar mais em mim e incentivar a colocar o projeto pra frente. Conto com você sempre!!

Obrigada Hadassa por não só acreditar em mim, mas embarcar nas minhas indicações, vim ver cada mudança do blog, sempre me apoiar e ajudar, em tudo. Por favor continue me ajudando rs.
Obrigada Grazzi(minha Severina) que também me apoiou e vai me ajudar a colocar esse desejo pra frente. Obrigada a todas as minhas queridas amigas que participaram direta e indiretamente na concretização desse sonho!




Sejam bem vindos, se inscrevem no blog e voltem sempre!!!

Beijo, Beijo!!